3 dicas para administrar melhor seu Mix de Produtos

3 dicas para administrar melhor seu Mix de Produtos

4 min de leitura

Você quer ter mais lucro com o seu mix de produtos, né?

Ter um mix de produtos adequado certamente vai ajudar você a vender mais, aumentando o ticket médio de compra por cliente. Porém, é nesse momento que as falhas podem aparecer prejudicando sua rentabilidade e aumentando a margem de perda.

Quando conversado com alguns supermercadistas, percebemos que muitos deles dizem se preocupar e que acompanham de perto a variedade disponibilizada em sua loja, mas olhando um pouquinho mais fundo (não precisa ser tao fundo assim), percebemos que não é bem assim.

Quando perguntado sobre o tema, a grande maioria, os donos de supermercado garantem que estão preocupados com o assunto. Mas será que estão mesmo?

“Preste bem atenção agora, é rápido esse exemplo, uma história real de como uma administração ruim do seu mix, pode impactar o seu faturamento a médiolongo prazo.”

Há alguns anos um cliente da Logus Retail começou a implantar nosso ERP. Pouco tempo depois do sistema implantado nossa equipe de serviços identificou a seguinte situação: em uma das lojas havia 35 tipos diferentes de biscoito cream cracker. Você não leu errado,  eram 35 produtos similares expostos na área de vendas.

Software para supermercado

A constatação seguinte foi ainda mais interessante: dos 35 itens 12 eram responsáveis por 95% das vendas. Ou seja: 23 itens faziam apenas 5% das vendas de biscoito cream cracker naquela loja.

É claro que, quando mostramos isso para o dono e para sua equipe um trabalho foi feito no sentido de enxugar este mix. Com mais “espaço livre” na gôndola foi possível exibir melhor os campeões de vendas. Além disso, vários processos foram economizados, como compras, armazenagem, pagamento, reposição e outros processos, dos 23 itens desnecessários.

Nosso cliente valorizou o trabalho feito com os biscoitos mas o ponto é: em quantas outras seções e com quantos outros produtos estavam acontecendo a mesma coisa? A metodologia que ensinamos, replicada, poderia redefinir os produtos expostos em área de vendas de todas as seções e de todas as lojas.

Então o primeiro ponto a se levar em consideração é: quando você diz que administra seu mix de produtos você está dizendo baseado em que? Será que administra mesmo?

Por isso separamos 3 dicas importantíssimas para você conseguir fazer a administração do mix de produtos com mais acuracidade:

1- Análise Relatórios

Bons ERPs possuem diversos relatórios que auxiliam você a começar a identificar este problema. O relatório de curva ABC, por exemplo, pode ser utilizado para este fim. Basta filtra-lo por sub grupo de itens ou por linha de produtos e você conseguirá saber os produtos que mais vendem e/ou que entregam a melhor margem para o seu negócio. Com base nestas duas informações você pode caminhar para a segunda dica.

2 – Converse com sua equipe

Se você não sabe qual item deve priorizar e o que deve de fato cortar daquela loja específica, converse com seus gerentes e funcionários. Bons gerentes conhecem os hábitos locais e podem te guiar para uma melhor compreensão do mix e quais os itens que realmente são dispensáveis.

3- Enxugue seu Mix

Uma vez acordado com a equipe com base em informações e dados, corte seu mix sem dó. Recomponha os “espaços vazios” das gôndolas com produtos Curva A do sub grupo que está analisando e vá em frente.

Importante: este é um processo contínuo que deve ser feito a todo o tempo, tão importante quanto um inventário por exemplo.

Conclusão: administrar o mix de produtos é um trabalho complexo, que deve ser feito aos poucos, sub grupo por sub grupo. Se você nunca fez este tipo de trabalho nossa recomendação é conhecer seu ERP e entender quais recursos ele possui para te auxiliar com estes processos. Se a implantação destes módulos foi feita e ninguém mais lembra como operar, não hesite: contrate treinamentos do seu fornecedor e implante direito.
E se por acaso nem uma coisa nem outra der certo não se preocupe: entre em contato com a gente pelo comercial@logusretail.com.br que teremos prazer em te explicar melhor como o Logus ERP pode te ajudar a administrar melhor o mix de produtos de todas as suas lojas.

Deixe uma resposta