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O grosso dos problemas dos supermercados são praticamente os mesmos.

Claro que dentro de cada problema existe suas particularidades.

Certamente já ouviu a seguinte frase:

– Comprou errado porque o estoque estava errado. 

A solução para essa ineficiência no estoque já é conhecida a muito tempo. 

Apresentamos o método de Inventário Regular

 

Como ele funciona?

Se você tem a agenda do fornecedor, faz o inventário conforme a agenda. 

Ex: Amanhã virá a Unilever. Hoje você conta o estoque da unilever.

Desta forma você garante que o comprador não dê desculpa de estoque errado. 

Comprou errado porque o estoque estava errado. Nunca mais!

Tendo uma agenda de contagem de estoque, conforme a agenda de visitas.

O que irá acontecer no final de 60 dias ? 

 

  • 90% do seu estoque foi contado.
  • Balanço está certo.
  • Inventário está sempre certo. 

 

As primeiras consequências são essas!

É preciso aprender a contar o estoque do seu supermercado.

Uma equipe de contagem tem que ter em mente a importância desse processo e os

efeitos devastadores que isso pode causar, sendo feito erroneamente. 

Saber escolher essa, ou essas pessoas é fundamental. É preciso ter uma pessoa que todos

os dias vai lá e lista o que está negativo no estoque.

 

E fala assim:

  • Por que esse produto ficou negativo? 

 

E antes de corrigir, tem que achar e tratar a causa do problema. 

Para executar essa função é preciso que a pessoa tenha um perfil crítico.

Ele será odiado pela empresa. Mas essa pessoa precisa ter esse perfil crítico / “chato”.

Não adianta ser alguém bonzinho. 

Delegando essa função e o processo sendo aplicado de maneira correta, você vai conseguir

ter o seu estoque sempre contado e conseguirá ver as causas do estoque negativo.

 

Case Real:

Um cliente nosso fazia desta forma: ele pegava a média de vendas de X dias, calculava a

cobertura de estoque e colocava uma linha de corte de 30 dias. 

Tudo que estava com cobertura de menos de 30 dias, ele ignorava.

E mostrava nos relatórios apenas os produtos que estavam com coberturas superior à 30 dias.

E lá no final na última página deste relatório ele colocava o total. 

 

Resumindo:

Ele tinha 7 milhões de reais de produtos em estoque acima de 30 dias.

O dono viu essas informações e disse:

  • Esse relatório está errado!  

R: Ele não está, vamos lá ver?

Fomos ao depósito contar. Era água sanitária!

Não que ele tinha 7 milhões em água sanitária, mas era um dos produtos que encabeçavam a lista.

Ele tinha de 5 à 6 mil caixas de água sanitária paradas no estoque. Sendo que ele vendia 2 mil por mês. 

 

Conclusão:

Se você tem o estoque confiável, automaticamente é possível ter uma compra bem mais assertiva,

apuração de resultados, balanço comercial, balanço patrimonial para contabilidade, tudo correto e sem surpresas. 

Dica: é possível associar em aplicativos de notificações essas análises, funcionando bem melhor. 

Todo esse processo elimina praticamente a sua ruptura de vendas

 

O que é a ruptura?

Produtos que você tem no estoque e não estão vendendo. 

E atuando em cima da ruptura de vendas, é possível aumentar em 10% as vendas de um mês para o outro.

 

Quer saber mais? Entre em contato. 

Att:

Equipe Logus Retail


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