8 min de leitura

Jundiaí é uma cidade fantástica. Com mais de 414.000 habitantes segundo dados do IBGE de 2014, Jundiaí possui um comércio forte e, consequentemente, alta circulação de dinheiro e renda na cidade. Por isso não é a toa que possua tantos supermercados. E também não é a toa que estes supermercados precisem de um parceiro especializado em construir ERP para supermercados.

Um pouco de história da Logus Retail

A Logus Retail é “filha” de Jundiaí. Desenvolvendo software ERP e PDV para supermercados há mais de 30 anos, a Logus Retail possui mais de 420 lojas usuários de seu ERP e mais de 4.000 PDVs instalados em 11 estados no Brasil. Mas sua força nunca esteve em Jundiaí. E é importante explicar o porque.

Até pouco tempo atrás a melhor maneira de vender Software era por indicação. A lógica era simples: clientes satisfeitos indicam para clientes satisfeitos. Na Logus Retail optávamos por centrar nossas forças comerciais nesta modalidade de venda, também conhecida como venda passiva. Sem dúvida a venda que acontece desta forma é, na teoria, a mais assertiva. Mas existe um limite de negócios possíveis fazer nesta modalidade. A pergunta que começamos a nos fazer é: e quem não está pedindo indicação, chegará até nós como?

E, curiosamente, ao longo dos anos o acaso (e posteriormente nossa competência) nos levou a ser fortes em outros mercados. Acreditem: a Logus Retail é mais forte comercialmente é mais conhecida em Brasília, Goiás, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro do que em São Paulo.

Uma vez constatado isso fomos levados a repensar nossa estratégia comercial. Nosso pensamento é simples: temos um ERP para supermercados muito competente, um dos melhores softwares para PDV do Brasil e uma entrega focada em aumento de rentabilidade com redução de perdas e aumento de lucros e não somos competentes para levar isso para os supermercadistas em Jundiaí. Precisamos fazer algo a respeito.

Então começamos a estruturar uma equipe de marketing e comercial dentro da Logus Retail. Essa equipe vem sendo responsável por um crescimento consistente da empresa nos últimos meses e agora, com a casa em ordem, começou a colocar atenção e esforços em Jundiaí.

Por isso, se você é supermercadista e está descontente com seu parceiro de software para supermercados, recomendamos que fale com a gente. E se estiver satisfeito também! As empresas só crescem, amadurecem e mudam se souberem quais mudanças podem ser feitas. E nós da Logus Retail temos certeza que podemos ajuda-lo a mudar a cara do seu negócio.

E vamos provar isso te mostrando 5 recursos fantásticos que o PDV e ERP para supermercados da Logus Retail oferece.

  1. Do PDV à Contabilidade

Diferente de um software de gestão, o Logus ERP é, de fato, um ERP. O sistema possui módulo de gestão fiscal, controladoria, contabilidade, conciliação financeiro e de cartões, abastecimento de lojas e outros.

Logo, com o Logus ERP é possível fazer as apurações fiscais e contábeis dentro dele, eliminando redigitação de dados e erros. De que adianta você entregar para seu contador um arquivo de SPED Fiscal e/ou EFD Contribuições corretamente se seu contador depois terá que colocar um funcionário para redigitar dados para gerar a contabilidade? Não faz o menor sentido isso.

A chance desta operação apresentar erros é enorme. E, quando falamos em erros envolvendo fiscal e contabilidade pensamos em… Prejuízo. Deixe de pensar pelo menos por um minuto no FISCO e no governo e pense em você e na lucratividade do seu supermercado. Se seu contador esquece de lançar o contrato de aluguel ou os créditos de sua conta de luz na sua apuração seu imposto de renda vai nas alturas.

Isso não acontece hoje com você? Como você sabe? Quem audita isso? Você acha mesmo que há tempo hábil para auditar este dados transitando dados entre dois sistemas diferentes: o seu software de gestão e o da sua contabilidade? Fazer todas as operações em um único local aumenta a rentabilidade da sua empresa.

  1. Seu contador pode operar o Logus ERP

Embora alguns de nossos clientes sejam Redes de Lojas e tenham contabilidade interna a imensa maioria de nossa carteira tem contabilidade terceirizada. E, mesmo para clientes que optam por ter a contabilidade interna nós sempre recomendamos a contratação de um escritório de contabilidade para auditar movimentações, lançamentos e apurações fiscais e contábeis.

Logo, é totalmente possível capacitarmos seu escritório de contabilidade para operar o Logus ERP. Sua contabilidade é externa? Sem problemas. Cadastramos os usuários e treinamos o time da sua contabilidade para fazer tudo o que precisa ser feito dentro do Logus ERP, reduzindo em muito o tamanho do trabalho e os erros e deixando a operação mais assertiva.

  1. ERP para supermercados: A Universidade Logus Retail

Há pouco menos de um ano começamos a investir na implantação de uma ferramenta de EAD (ensino a distância). Esse era um pedido antigo dos nossos clientes, para facilitar a formação de novos colaboradores e ter a agilidade para consultar uma dúvida rápida através de um vídeo, uma apostila, etc…

Hoje nosso EAD já conta com dezenas de cursos e centenas de aulas. Além disso começamos a utiliza-lo também no processo de implantação, tornando o mesmo mais barato. A lógica é simples: o cliente fecha o contrato com a Logus Retail e já recebe os acessos ao EAD. Orientamos aos usuários assistir alguns vídeos específicos e, quando nossos consultores começam o trabalho de implantação, os usuários têm condições de debater e trabalhar em conjunto com nossos consultores.

  1. O SAT para e o Logus PDV não

O Logus PDV é muito poderoso. Desenvolvido em Linux possui diversos recursos interessantes, como campanhas promocionais, gestão de atacarejo (falaremos mais sobre isso depois), Self Check Out, Gestão OnLine de vendas e PDVs e muitos outros. Inclusive, fizemos um Webinário recente sobre estes recursos que você pode assistir aqui:  Webinário recursos interessantes. 

Mas um de seus recursos mais surpreendentes é o que chamamos de balanceamento e compartilhamento de SATs. Sejamos sinceros: o SAT é um equipamento relativamente frágil, que pode travar ou queimar. Hoje, a grande maioria dos Softwares de PDV da concorrência funcionam da seguinte forma: parou o SAT, parou o PDV. Mas o Logus PDV não funciona assim.

Com a nossa tecnologia de compartilhamento e balanceamento de SATs podemos configurar para que um SAT faça backup para todos os outros. Ou seja: se o SAT 1 para o PDV sozinho procura pelo SAT 2. Se o 2 estiver fora do ar ele vai até o SAT 3 e assim sucessivamente. Sozinho, com interferência zero da operadora de caixa ou do seu time de TI.

Só que essa tecnologia monitora também a sobrecarga do equipamento. Ex.: imagine que sua loja tenha 26 PDVs e 4 SATs. Pode acontecer do SAT que gerencia os caixas rápidos ficar sobrecarregado com muitas vendas acontecendo ao mesmo tempo. O Logus PDV gerencia essa sobrecarga e passa a enviar os cupons para outros SAT da loja que esteja mais “tranquilo”. Mas você deve estar pensando: uma loja com 26 PDVs e só 4 SATs? Não é possível. Bom, nosso cliente http://www.catosupermercados.com.br/ de Indaiatuba trabalha exatamente assim na sua loja 1.

  1. Esqueça a importação de vendas no final do dia

O Logus ERP trabalha online com o Logus PDV. Ou seja: venda por venda, cupom por cupom já são importados automaticamente para o Logus ERP. No final do dia o único processo que precisa ser feito é a tesouraria da operadora.

Uma vez o caixa batido os funcionários podem desligar os computadores e irem embora. Não é preciso aguardar (e confirmar) se o movimento dos PDVs subiu para a retaguarda.

É isso mesmo: movimentos sobem automaticamente, seu time de compras trabalha com a necessidade de compras real, seu estoque é atualizado online, sua apuração de resultados acontece online no balanço gerencial e toda a empresa consegue saber exatamente o resultado acontecendo naquele momento, sem precisar esperar o final do dia para fazer apurações e importar movimentos (e todos sabemos o quanto isso dá problema não é mesmo?).

Obs: Um ERP para supermercados precisa dar as ferramentas certas para você tomar as melhores decisões.

Passaremos a escrever de tempos em tempos a partir de agora matérias específicas para os supermercadistas de Jundiaí. Claro que se você tem um açougue ou um hortifruti também podemos conversar. E se você está em Cabreúva, Itu, Itupeva, Valinhos, Vinhedo ou em qualquer cidade da região de Jundiaí também, mesmo que sem compromisso, apenas para tomarmos juntos um café.

Jundiaí é o berço da Logus Retail e não faz sentido para nós não ofertar aos varejistas daqui nossos produtos e nossa metodologia centrada em resultados, que leva a palavra parceria tão a sério entre cliente supermercadista e fornecedor de software.

Contem com a gente.

Equipe Logus Retail


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *