4 min de leitura

Um sistema para supermercado feito por quem é especialista no segmento sempre traz benefícios e melhorias nos seus processos.

Já escrevemos sobre o tema antes mas nunca é demais reforçar: um software para supermercado, ERP de qualidade serve para ajudar o supermercadista a ganhar mais dinheiro com sua rede de supermercados.

Muitas pessoas confundem software de gestão com ERP. Mas eles não são a mesma coisa.

De forma resumida um Software de Gestão vai ajudar você a tornar alguns processos mais automatizados e melhorar de forma superficial a qualidade de sua administração, compras, estoque e financeiro.

Entretanto, quando falamos de um sistema para supermercado, ERP, estamos indo além. Estamos falando de uma ferramenta robusta que integra todas as áreas de negócios de sua empresa e permite que você faça uma análise muito mais detalhada sobre a rentabilidade da rede, tome decisões baseadas em números e não apenas em feeling e planeje o futuro da companhia baseado em uma grande quantidade de dados íntegros.

Veja como é o Logus ERP em ação!

Um sistema para supermercado pode facilitar a vida no seu supermercado!

Para ficar ainda mais simples como um software pode ajudar no dia a dia da sua loja:

  • Software de gestão: foco na operação, no dia a dia, na etiqueta de gôndola que precisa ser impressa e no PDV que não trava;
  • Um sistema para supermercado, ERP: foco em análise de rentabilidade, informações integradas do comercial a contabilidade, BI e aumento de lucratividade.

Agora que a diferença básica entre os dois sistemas está mais clara recomendamos a você fazer uma análise considerando os seguintes pontos:

Em que momento está o meu supermercado?

Não adianta só vender bem. Vender demais com pouca gestão pode significar prejuízo a médio e longo prazo. Se você vê sua empresa vendendo bem, as lojas estão abastecidas mas você não está satisfeito com a quantidade (e principalmente qualidade) das informações que tem em mãos e está com receio inclusive de continuar expandindo e perder o controle é certo que está na hora de você melhorar o nível de gestão de sua empresa. E sem um sistema para supermercado, ERP será impossível você fazer isso.

Um sistema para supermercado

Entretanto, se suas preocupações ainda são PDVs que travam, etiquetas que não são emitidas e cadastro de produtos bagunçado, cuidado: não adianta contratar um ERP se o fornecedor escolhido não te oferecer junto um bom serviço de implantação e consultoria. Você precisará de ajuda para organizar a “bagunça” e tentar fazer sozinho para pagar mais barato, certamente não resolverá o seu problema.

O seu software de gestão para supermercado precisa atender as necessidades do seu negocio.  

Minha equipe está madura?

Implantar um sistema para supermercado, o ERP significa colocar sua equipe para fazer dois trabalhos ao mesmo tempo: tocar o dia a dia da rede e cuidar para que o novo software seja bem implantado. Você olha para sua equipe e vê bons líderes para te ajudar neste processo? É bom que se diga isso desde já: o dono pode ser o melhor amigo do software de gestão para supermercado ou o pior inimigo, depende de sua postura. Você precisa deixar sua equipe trabalhar e auditar a qualidade do trabalho que estão desenvolvendo. Mas o projeto precisa fluir.

Se a cada nova rotina sua equipe tiver que recorrer a você o processo ficará travado, não vai andar e você vai jogar dinheiro e tempo no lixo.

Mas fique de olho: algumas equipes e gestores são mestres em procrastinar implantação de Software. Porque? Porque dá trabalho! E tem muita gente na zona de conforto da segunda a sexta das 08:00 as 18:00 que não quer mais trabalho!

Quanto tempo eu tenho para virar tudo?

Se você quer passar o Natal com o novo Software o projeto precisa começar com antecedência. No mínimo de 60 dias dependendo do seu porte.

Se tiver mais de uma loja esquece: contrate até outubro, ponha a equipe para cadastrar e programe a virada para janeiro do ano seguinte. E não adianta procrastinar a contratação: jogar para janeiro significa não trocar nunca e continuar convivendo com os mesmos problemas.

Todos esses desafios que estão em volta do ERP, faz com que um sistema para supermercado seja levado a sério por toda equipe.

O software de gestão para supermercado precisa de processos bem estabelecidos, claro que isso não acontece da noite para o dia.

Uma boa operação vai amadurecendo aos poucos e ter processos desenhados para o seu supermercado, junto com a equipe de desenvolvimento do seu software, certamente vai ajudar aumentar a sua rentabilidade de forma consistente.

software de gestão para supermercado

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *