Qual nosso propósito e o que queremos de 2018

Diferente de outros Posts, onde focamos na educação e no compartilhamento de informações com prospects, clientes, parceiros e colaboradores, este Post é para vocês, colaboradores Logus Retail.

Embora tenhamos claro nosso propósito e deixarmos isso claro em nossa missão, nunca é demais relembrar: melhorar a rentabilidade de nossos clientes, seja reduzindo suas perdas ou aumentando seus lucros. Percebam que, quando dizemos isso, vamos muito além de desenvolver um bom software, íntegro e de qualidade. Quando comunicamos isso para o mercado, temos o objetivo claro de dizer para o cliente o seguinte: ERP bom não é apenas para melhorar seus processos. Ele precisa te dar mais dinheiro! Caso contrário acreditem: o cliente não vê benefício para trocar.

Nós sabemos que nem sempre temos as melhores ideias (e as mais criativas) para manter toda a equipe neste mesmo propósito. Sabemos também que a comunicação interna da Logus Retail não é um primor em eficiência mas permitam-nos dizer algumas coisas que podem ajudar a mudar um pouco essa impressões pois estas podem ser rasas se não forem interpretadas com maturidade.

 

Onde a Logus Retail se destaca

 

  1. 94% de nossos colaboradores recomendam a amigos e outros candidatos trabalhar na Logus Retail (Fonte: Love Mondays). Nossa nota, 4,1, nos coloca em segundo lugar entre todos os concorrentes que temos, sejam os grandes ou os regionais;
  2. Nossos clientes ficam em média mais de 11 anos na Logus Retail. A média do mercado de ERP, considerando todos os segmentos de mercado, é de 7 anos. Ou seja: nossos números são 35% melhores do que a média do mercado. Ou seja: nós somos MUITO BONS mesmo em atender clientes;
  3. Temos uma parceria com a Varejus há mais de 13 anos. É muito difícil uma Software House manter um parceiro por tanto tempo. Basta conversar com seus colegas que já trabalharam em outros lugares;
  4. Temos uma equipe muito inteligente. E como é bom trabalhar com gente inteligente;
  5. Temos uma equipe com comportamentos pessoais que nos orgulham: temos músicos, estudiosos que não param de estudar um minuto, gente quieta na Logus Retail que faz aventura no meio do mato, pessoas extremamente caridosas, honestas, prestativas… Temos problemas? Sem dúvida que sim! Mas sabe aquele negócio de que a grama do vizinho sempre parece mais verde? Não tenham dúvidas: é exatamente isso o que acontece.

Onde precisamos melhorar

 

  1. Não somos bons em integrar as áreas mais técnicas com a área comercial. Isso não foi abordado antes com a qualidade que deveria. Mas, a partir de agora, queremos fazer diferente. Mais abaixo, neste post, vocês entenderão o que pretendemos fazer;
  2. A equipe administrativa sempre trabalhou muito sobrecarregada. É muita coisa para fazer, todos os dias. Com isso, as ações de RH efetivas ficaram sim em 2o. plano. Em compensação, esta mesma equipe entrega um fluxo de caixa dos mais competentes no mercado. Nossa característica em não fazer loucuras nos permite, mesmo em momentos de crise, manter um ritmo razoável de investimentos e deixar a empresa equilibrada. A equipe administrativa precisa de ajuda? Pois marketing vai ajudar! Queremos inclusive sugestões: que tipo de eventos gostariam de promover, o que vocês olham o mercado fazendo que nós podemos implementar? Mandem-nos sugestões pelo marketing@logusretail.com.br. Vamos trabalhar nelas!
  3. Queremos ouvir mais vocês. Por isso pensamos em uma rápida pesquisa que gostaríamos que todos respondessem aqui. As respostas são anônimas, podem ser os mais sinceros possíveis.

Como integrar as equipes

 

Parece uma tarefa fácil. Não é. A princípio esta também poderia ser uma estratégia desnecessária. Podemos pensar da seguinte: estamos aqui melhorando os produtos, fazendo a minha parte. Ou podemos pensar: estou aqui no comercial fazendo um trabalho de prospecção então qualquer cliente que eu trouxer está bom. As demais equipes que se virem para dar conta. Acreditem: tem muita empresa de software que funciona assim até hoje. Embora não estejamos todos tão integrados isso não acontece na prática na Logus Retail. Vamos aos fatos:

  • Nossa equipe de sustentação trabalha arduamente para manter os contratos de nossos clientes. Quando identifica um problema gerado por outra área o padrão não é acusar a outro. O padrão é defender as demais equipes. A mesma coisa acontece com a área de projetos, com o desenvolvimento, com o financeiro, com o comercial e com serviços;
  • Comercial e Serviços passa grande parte do seu tempo negociando prazos para melhorias, defendendo recursos já existentes para não fazemos novas customizações desnecessárias, quebrando a cabeça para criar discursos de argumentação para mostrar para o cliente que aquela evolução que ele pediu pode esperar um pouco mais, e por aí vai;
  • Assim como o desenvolvimento se desdobra para homologar recursos em tempo recorde (vira e mexe fora do horário, madrugada a dentro).

Pensando desta forma entendemos que todos concordam que, na prática, nós já trabalhamos bem integrados. Aqui na Logus Retail os departamentos se ajudam, se protegem. Mas ainda assim falta darmos um próximo passo: TODOS devem ter em mente que captar e conquistar novos clientes e manter os já existentes é uma obrigação de todos da nossa equipe. Ou seja: temos certeza que as áreas de sustentação, projetos, desenvolvimento e administrativo podem auxiliar serviços, comercial e marketing a fazer mais negócios. Assim como serviços, comercial e marketing podem orientar melhor sustentação, projetos e desenvolvimento para trabalharem em prol de fazermos cada vez mais negócios. Estamos longe disso? Não.

 

Relembrando a todos de nossas ações

 

Para começar então precisamos colocar todo mundo na mesma página. É sabido através de comunicados enviados anteriormente que a Logus Retail fez alguns investimentos para melhorar sua capacidade de captação de negócios. Investimentos no ano passado na contratação de algumas, como o Spotter da Exact Sales e o RD Station da Resultados Digitais. Abaixo colocamos um vídeo de cada uma das ferramentas para relembrarem os recursos chave que cada ferramenta disponibiliza:

A contratação destas ferramentas nos permitiu ter um processo de captação de Leads mais eficiente, documentar o tamanho do mercado que temos, criar um funil de vendas estruturado e gerar um Forecast correspondente há uma vez e meia o faturamento mensal da Logus Retail. Ah sim, e já fechamos os primeiros negócios! Nossos esforços nestes primeiros meses incrementaram o faturamento mensal da Logus Retail em 2% além de possibilitar mantermos relacionamento com vários leads com quem não nos relacionávamos antes. Importante: não perdemos até o momento nenhum negócio. Os clientes com quem estamos nos relacionando não escolheram outro concorrente. Simplesmente ainda não tomaram a decisão de troca.

Vocês devem estar se perguntando então: como fazemos com que estes clientes tomem uma decisão mais rápida de troca então? O segredo está no marketing de conteúdo, através do Marketing Digital.

 

Ações práticas entre equipes na Logus Retail para conquistar novos clientes

 

Já sabemos que o Marketing de Conteúdo nos ajudará a criar a autoridade que precisamos para vender mais. O segredo é produzir conteúdo de qualidade, divulga-lo na Internet para atrair prospects, transforma-los em leads para passarmos a nos relacionar com eles, entregar conhecimento para que se sintam seguros e, na sequência, caminhar para a venda. Neste link dividimos com vocês nossa estratégia. É muito importante que todos vejam este material para entenderem onde vamos chegar.

Muito bem, se o segredo é produzir conteúdo de qualidade, o que estamos esperando para fazer? Na verdade, já estamos fazendo. Os materiais publicados no ano passado alcançaram níveis de engajamento superiores aos que a Resultados Digitais está acostumada a ver em um processo de implantação tão inicial quanto o nosso. O problema é que, em alguns casos, eles são rasos demais ou insuficientes.

Ficou claro para todos nós que era a hora de usar o conhecimento de todas as equipes para produzir conteúdos melhores, de maior qualidade, envolvendo a todos neste processo. Sim, você que está lendo este texto agora vai nos ajudar a produzir nossos conteúdos. Todos na Logus Retail sabem muito então vamos usar todo este conhecimento para conquistar novos clientes, vender coisas novas para a base e até auxiliar no processo de retenção. Quanto mais autoridade tivermos, maior o sucesso que alcançaremos com nossos clientes atuais e novos, aumentando nosso faturamento. Com mais dinheiro teremos maior capacidade de investimento, criando novas vagas, melhorando nossa estrutura, trazendo mais qualidade de vida para vocês e por aí vai.

Várias empresas de tecnologia tem adotado esta prática com muito sucesso. Como exemplo vamos sugerir que visitem o Blog da Hotmart clicando aqui e, trazendo para um exemplo mais parecido com o nosso, o Blog da Bluesoft clicando aqui. Reparem quantas pessoas diferentes postam conteúdo nestes blogs. Lembramos que, além de encorpar o Blog com uma quantidade enorme de conteúdo, essa prática gera autoridade não só para a Logus Retail, mas para você também! Sim, é você que aparecerá lá como autor daquele post, daquele conteúdo.

Mas eu não sei escrever, nunca fiz isso na vida. Podemos afirmar o que vamos dizer: escrever é como andar de bicicleta. Você vai se acostumando, passo por passo, um texto de cada vez. E nosso Marketing está aqui para isso: para orientar a todos com as melhores técnicas para fazer seus textos. Eventualmente, uma hora ou outra, será necessário um ajuste ou outro ajuste, que serão feitos em conjunto, você e marketing.

Deixamos uma sugestão de livro que pode ajuda-los com insights bacanas para quem quer começar a escrever (deixamos um link da Amazon caso queira compra-lo por 26,90):

Caso você não tenha paciência para ler o livro recomendamos o aplicativo 12 minutos, que faz resumos de livros em áudio e texto onde você pode ouvir a parte principal do conteúdo do livro ou ler um resumo de qualidade. O aplicativo pode ser acessado por aqui.

Tentando prever a demanda antes de investirmos tempo e dinheiro

 

Também estamos mais cautelosos para lançar novos produtos. Porque sair desenvolvendo coisas novas se sequer sabemos se nossa base de clientes e prospects tem FIT (aderência) para comprar? Nos próximos dias algumas pesquisas serão enviadas a estes clientes para termos maior clareza sobre o assunto. O calendário é o seguinte:

  1. 26/01 às 15:00: Pesquisa de Mercado – BI. Quer ver antes? Clique aqui;
  2. 01/02 às 10:30: Pesquisa de Mercado – eSorteio. Quer ver antes? Clique aqui;
  3. 08/02 às 11:00: Pesquisa de Mercado – App. Quer ver antes? Clique aqui.

As pesquisas não garantem que seremos 100% efetivos mas, certamente, nos trarão uma visão um pouco melhor do que o mercado está pensando sobre novas funcionalidades e como podemos entregar isso com maior valor para eles.

Como devem imaginar não inventamos nada disso. O princípio de pesquisar mercado e sair com soluções mais simples antes de investirmos tempo e dinheiro demais no desenvolvimento são largamente explorados pelas Start Ups hoje, comumente conhecido como MVP ou Produto Mínimo Viável, traduzido. Se você quiser saber mais a respeito recomendamos o livro a Start Up Enxuta de Eric Ries (disponível na Amazon por 24,90 ou também no 12 minutos para ouvir o Áudio Book no link acima):

Nossos próximos Passos

 

O calendário de conteúdos ficará pronto nos próximos dias. Assim que o mesmo estiver 100% pronto será enviado a todos. Em um primeiro momento buscaremos a participação espontânea. É simples: você olha o calendário e, caso se identifique com algum tema, avise o marketing e te chamaremos para trabalhar em conjunto.

Em uma segunda etapa, convidaremos alguns de vocês para participar da ação. Ninguém será obrigado a participar, se não quiser. Mas é importante deixarmos claro que vemos em todos vocês a capacidade de nos ajudar com esta ação. Com muito trabalho teremos todos na mesma página, trabalhando em cima de um mesmo discurso, com poucas (ou nenhuma) dúvidas sobre nosso real propósito.

Muito obrigado a todos!

Diretoria Logus Retail